Perspectiva Histórica

Compreensão da diversidade biológica através de um cenário temporal, evolutivo.

Vídeos


Uma proposta prestando atenção em outros tipos de evidências
"v19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
v20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo…"
Gênesis 2, [Almeida corrigida e revisada fiel]

O homem precisa organizar a biodiversidade, precisa de sistemas que permitam a compreensão da diversidade dos seres vivos. Estes sistemas são fundamentais para poder indicar com precisão a que ser vivo nos referimos. Reconhecer que vegetal é comestível depende de uma organização, de nomes. Constantemente nos deparamos com estes sistemas dando ênfase a regras de nomenclatura zoológica e a chaves de identificação. Muito mais que isto um sistema compreende em seu núcleo um conjunto de critérios. É preciso que se estipule normas para que este sistema esteja aberto a novos registros e alterações. É preciso que suporte o trabalho simultâneo de diversos pesquisadores em diferentes regiões geográficas. Por isto, devemos nos libertar do ranso do latim e grego e suas complicações sintáticas (que também são fascinantes se observadas pelo prisma adequado) para desvendar o sistema que rege a compreensão da biodiversidade.

Diversos critérios foram tentativamente aplicados aos microrganismos. Morfologia do organismo, bioquímica, morfologia da colônia, hábito e muitos outros de forma singular ou combinada. A dificuldade era encontrar critérios suficientes para abarcar elementos tão diferentes como uma bactéria e um cogumelo. Com o advento da biologia molecular, onde podemos observar a seqüência de proteínas, RNA e DNA, surge uma alternativa muito frutífera de caracteres para serem comparados. Acrescente ainda que não eram poucos caracteres, mas da ordem de centenas, milhares frente às raras dezenas da sistemática tradicional.
woese.jpg
Carl Woese foi um dos pioneiros desta exploração em microrganismos propondo uma nova visão da evolução destes seres. Seu critério foi uma região do genoma que uma alta pressão de seleção. O DNA que codifica o RNA ribossomal não permite grandes alterações sem que a vida do seu portador seja ameaçada. Isto porque o RNAr desempenha uma função vital na manutenção da expressão gênica. Por isto, sua seqüência entre seres tão distantes quanto uma bactéria e um fungo podem ainda conter traços comuns suficientes para determinar seu grau de parentesco.

Abaixo um link do artigo original.
Carl Woese et al. 1990

Veja um sumário da proposta de Woese de 1990.
800px-Phylogenetic_tree.svg.png

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License